quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Socialismo: O Que É


Socialismo: O Que É

Benjamin R. Tucker (1884)

"Você gosta da palavra Socialismo?" disse-me uma senhora outro dia; "eu temo que não; de alguma forma, eu me encolho quando a ouço. Ela está associada com tanta coisa que é ruim! Devemos mantê-la?"
            A senhora que me fez essa pergunta é uma sincera Anarquista, uma firme amiga da Liberdade e - é quase supérfluo adicionar - altamente inteligente. Suas palavras exprimem o sentimento de muitos. Mas, afinal, é apenas um sentimento e não resistirá ao teste do pensamento. "Sim", eu respondi, "é uma palavra gloriosa, muito abusada, violentamente distorcida, estupidamente mal compreendida, mas que expressa melhor do que qualquer outra o propósito do progresso político e econômico, a meta da Revolução neste século, o reconhecimento da grande verdade de que a Liberdade e a Igualdade, através da lei da Solidariedade, farão com que o bem-estar de cada um contribua com o bem-estar de todos. Uma palavra tão boa não pode ser poupada, não deve ser sacrificada, não será roubada".
            Como ela pode ser salva? Apenas ao erguê-la para fora da confusão que a obscurece, de modo que todos possam vê-la de maneira clara e definida e o que ela fundamentalmente significa. Alguns escritores fazem o Socialismo incluir todos os esforços para se melhorar as condições sociais. Proudhon tem a reputação de ter dito algo do tipo. Como quer que seja, a definição parece ampla demais. Etimologicamente, não é injustificável, mas, derivativamente, a palavra tem um significado mais técnico e definido.
            Hoje (perdão pelo paradoxo!) a sociedade é fundamentalmente antissocial. Todo o chamado tecido social repousa sobre privilégio e poder e é desordenado e retorcido em todas as direções pelas desigualdades que necessariamente resultam disso. O bem-estar de cada um, em vez de contribuir com o de todos, como naturalmente deveria e iria, quase invariavelmente diminui o de todos. A riqueza é tornada, por meio do privilégio legal, um anzol com o qual furtar dos bolsos do trabalho. Todo homem que fica rico, assim, torna seu vizinho pobre. Quanto melhor se está, tanto pior o resto está. Como Ruskin diz, "todo grão de Incremento calculado para o rico é equilibrado por seu equivalente matemático de Decremento para o pobre". O Déficit do Trabalhador é precisamente igual ao Éficit do Capitalista.
            Ora, o Socialismo quer mudar tudo isso. O Socialismo diz que o que é carne para um homem não deve mais ser veneno para o outro; que nenhum homem deve ser capaz de adicionar às suas riquezas, exceto pelo trabalho; que, ao adicionar às suas riquezas apenas pelo trabalho, nenhum homem torna outro homem mais pobre; que, pelo contrário, todo homem, adicionando dessa maneira às suas riquezas, torna todo outro homem mais rico; que o aumento e a concentração de riqueza através do trabalho tendem a aumentar, baratear e variar a produção; que todo aumento de capital nas mãos do trabalhador tende, na ausência do monopólio legal, a colocar mais produtos, produtos melhores, produtos mais baratos, e uma grande variedade de produtos ao alcance de todo homem que trabalha; e que este fato significa o aperfeiçoamento físico, mental e moral da humanidade e a efetivação da fraternidade humana. Isso não é glorioso? Uma palavra que significa tudo isso deveria ser jogada de lado simplesmente porque alguns tentaram casá-la com a autoridade? De forma nenhuma. O homem que concorda com isso, o que quer que ele pense de si mesmo, do que quer que ele possa se chamar, não importa o quão amargamente ele possa atacar a coisa que ele confunde com o Socialismo, é ele mesmo um Socialista; e o homem que concorda com o seu oposto e age pelo seu oposto, não importa o quão benevolente ele possa ser, não importa o quão devoto ele possa ser, qualquer que seja sua posição na sociedade, qualquer que seja sua posição na Igreja, qualquer que seja sua posição no Estado, não é um Socialista, mas um Ladrão. Pois existem, no fundo, apenas duas classes - os Socialistas e os Ladrões. O Socialismo, na prática, é a guerra contra a usura em todas as suas formas, o grande Movimento Antirroubo do século XIX; e os Socialistas são as únicas pessoas a quem os pregadores da moralidade não têm nenhum direito ou motivo para citar o oitavo mandamento, "Não roubarás!”. Esse mandamento é a bandeira do Socialismo. Apenas não como um mandamento, mas como uma lei da natureza. O Socialismo não ordena; ele profetiza. Ele não diz: "Não roubarás!". Ele diz: "Quando todos os homens tiverem Liberdade, tu não roubarás".
            Por quê, então, minha senhora questionadora se encolhe quando ela ouve a palavra Socialismo? Eu lhe direi. Porque um grande número de pessoas, que vê os males da usura e está desejoso de destruí-los, tolamente imaginam que podem fazê-lo através da autoridade e, de acordo, estão tentando abolir o privilégio centralizando toda a produção e a atividade no Estado, para a destruição da concorrência e de suas bênçãos, para a degradação do indivíduo e para a putrefação da Sociedade. Elas são todas pessoas bem-intencionadas, mas equivocadas, e seus esforços estão fadados a se provarem abortivos. Sua influência é perniciosa principalmente nisso: que um grande número de outras pessoas, que ainda não viram os males da usura e não sabem que a Liberdade os destruirá, mas que, não obstante, sinceramente acreditam na Liberdade pela própria Liberdade, são levadas a confundir esse esforço para tornar o Estado o todo e o fim da sociedade com todo o Socialismo e com o único Socialismo e, corretamente horrorizadas por isso, o submetem, como tal, ao devido escárnio da humanidade. Mas as críticas muito razoáveis e justas dos individualistas dessa estirpe ao Socialismo de Estado, quando analisadas, descobre-se que são direcionadas não ao Socialismo, mas ao Estado. Até aí, a Liberdade está com eles. Mas a Liberdade insiste no Socialismo, não obstante - no verdadeiro Socialismo, o Socialismo Anarquista: a predominância sobre a terra da Liberdade, da Igualdade e da Solidariedade. Disso, a minha senhora questionadora nunca se encolherá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário